Tipos de queijos e melhores harmonizações para fazer agora!
- Júlia Cavalheiro
- 20 de out. de 2022
- 4 min de leitura
O queijo é muito popular, sendo possível realizar diversas harmonizações.
Podemos servi-lo como aperitivo em tábuas de frios, como prato principal, ou até mesmo em sobremesas.

Hoje temos mais de dois mil tipos de queijos no mundo e no Brasil temos cerca de 70 opções diferentes.
Veremos a seguir quais são as suas características, regiões produtoras e algumas harmonizações possíveis. Nos acompanhe!
O que define as características do queijo?
As suas propriedades variam de acordo com o método de produção, tipo de leite, tempo de maturação, região e mesmo altitude.
Entre as regiões cujos queijos são mais famosos temos a França e a Itália, no entanto outros países também apresentam ótimas opções, como veremos a seguir.
França
Este é o país que tem a maior variedade de queijos no mundo. Existem regiões produtoras que são tradicionais, como Midi-Pyrénées, que fabrica os queijos Rocamadour e Roquefort; Ile-de-France, com o seu Brie de Melun e Auvergne, com o queijo Cantal.
Itália
Os italianos também são grandes produtores e existem alguns queijos exclusivos do país que têm características exclusivas de sua região.
Eles contam com um rótulo DOP (Denominação de Origem Protegida) e devem seguir regras e especificações em sua fabricação.
O país oferece ótimas opções, como Gorgonzola, Pecorino Romano, Parmigiano Reggiano e Mozzarella di Bufala.
Holanda
A Holanda também fabrica bons queijos e existem dois que são famosos mundialmente: Gouda e Edam. Mas existem outras opções muito conhecidas, como o Maasdammer e o Leiden.
Brasil
O nosso país é o sexto maior produtor de queijos do mundo. Temos algumas opções, como coalho, prato, minas, canastra e venda nova.
Outros queijos famosos
Além das regiões mencionadas, existem queijos bem conhecidos de outros países, como veremos a seguir:
● Inglaterra - Cheddar, Stilton e Cottage
● Portugal - Serra da Estrela
● Estados Unidos - Cream Cheese
● Grécia - Feta
● Suíça - Emmental e Gruyere
Mais detalhes que influenciam nos tipos de queijos
Além dos fatores regionais, consideramos outros que tem grande importância para diferenciar um queijo de outro:
● Tipo de leite
● Processo de maturação ou de cura
● Textura do queijo
● Tipos de casca
Tipo de Leite
A principal matéria prima para a produção dos queijos é o leite. Hoje, temos quatro tipos diferentes: de vaca, de búfala, de cabra e de ovelha.
O leite de vaca é mais adocicado, suave e cremoso. Cerca de 82% dos queijos produzidos são feitos com ele.
Além dele temos o leite de búfala, tendo inclusive uma muçarela muito famosa no Brasil que tem formato de trança. A mozzarela tradicional também é feita com esse tipo de leite.
Já o leite de cabra é utilizado na produção de queijos que tem um sabor mais picante e um aroma mais forte que o de vaca. A opção é excelente para aqueles que são intolerantes a leite bovino e há diversas opções, como Camembert, Ricota e Boursin.
Por fim o leite de ovelha. Ele é mais comum na Europa e serve para produzir queijos como Roquefort, Manchego, Pecorino e Feta.
Processo de maturação ou cura
O processo de maturação é aquele em que os queijos passam um tempo em ambiente com umidade e temperatura sob controle, garantindo que micro-organismos façam reações químicas nele.
O tempo de maturação pode variar de dias a anos, o que irá trazer características únicas, como casca, furos e veias, por exemplo.
Alguns queijos, inclusive, tem um mofo comestível, como Brie e Camembert.
Textura
Hoje temos alguns tipos de textura de queijo. Primeiro falaremos sobre os macios, sendo subdivididos em duas categorias, ao que trazemos alguns exemplos:
● Massa Filada - Muçarela e Provolone
● Frescos - Ricota, coalho, requeijão e Cream Cheese
Também temos os semi-macios, que inclusive podem ter um pouco de casca. Eles têm alta umidade e temos alguns queijos azuis bem famosos, como Gorgonzola e Roquefort.
Além deles, temos os queijos semi-duros, como o Gouda e o Edam. E por fim temos os queijos duros, que passam por um longo período de maturação, o que resulta em baixa umidade. Exemplos famosos são o Parmesão e o Pecorino.
Queijos devido à casca
Temos três tipos de casca para os queijos, que podem inclusive ser comestíveis:
● Casca Florida - é branca ou acinzentada e macia. Opções famosas de queijos assim são o Brie e o Camembert.
● Casca Lavada - é uma casca vermelha ou laranja que é lavada com água ou alguma bebida alcoólica que irá evitar a formação de mofos. Estes queijos têm um aroma mais intenso. Um exemplo é o Serra da Estrela.
● Casca Natural - é uma casca que se forma naturalmente e é mais grossa e dura. Nem sempre é agradável para a alimentação. Alguns exemplos são o queijo Gorgonzola e Roquefort.
Algumas harmonizações
Como vimos, existem diversos tipos de queijos, o que nos garante boas opções de harmonização.
O Brie, por exemplo, é ótimo para ser consumido em fatias finas como acompanhamento para frutas. Também vai bem com vinho tinto, espumante ou rosé.
Já o Gorgonzola é ótimo consumido puro, mas também harmoniza muito bem com massas.
O Gouda também traz muitas opções, podendo servi-lo em tábuas de frios, massas ou mesmo com chocolates amargos.
Um outro queijo excelente para tábuas de frios é o provolone, que pode ser servido em cubos ou fatias.
E não podemos esquecer do queijo parmesão, que pode ser consumido ralado sobre massas ou mesmo puro e vai muito bem com vinhos tintos frutados.
Considerações Finais
Os queijos são bastante populares mundialmente, existindo muitos tipos devido ao seu modo de fabricação.
Também há inúmeras possibilidades de consumo e caso você queira saber mais sobre este e outros conteúdos não deixe de nos acompanhar!
Comments